OUVINDO A VOZ DE DEUS

Êxodo 32:1-7
Por Márcio Schmidel – AMTB & WEC Brasil

A primeira grande lição que extraímos deste evento é: Peca-se porque não se sabe esperar, somos impacientes e o resultado são prejuízos espirituais.  Os dicionários seculares definem “ouvir” como captação de som, perceber pelo sentido da audição e tomar conhecimento. Ao refletirmos sobre as ações de Arão e Moisés e, em se tratando de Reino de Deus, fica fácil diagnosticar que ouvir não é mera captação de som, mas absorção de mensagem. Arão ouviu, e absorveu a voz do povo. Moisés também ouviu, mas absorveu a voz do Criador, o que nos ajuda a contrariar um velho ditado e a afirmar que “a voz do povo NÃO é a voz de Deus”.

 

Deus usa Sua Palavra para falar à Sua igreja. Ele quer despertar a nossa atenção como fez com Moisés. Não necessariamente como nos mostra a famosa narrativa sobre a sarça ardente em Êxodo 3, contudo, se esta for a Sua vontade, pode fazê-lo perfeitamente, pois anseia por nossa atenção. A questão é: temos escutado, percebido, absorvido à Sua voz? No mundo em que vivemos existem muitas vozes, como vamos dar passos acertados se não ouvimos a voz de Deus? Para que possamos entender o ouvir e o absorver a voz de Deus, a Bíblia, em Êxodo 32, faz menção destes dois personagens muito conhecidos, Arão e Moisés, e o modelo que eles nos deixaram como aqueles que necessitam ouvir ao Senhor.

 

Arão fez parte de uma equipe escolhida para realizar feitos para Deus, ao lado de Moisés, para libertar Israel da escravidão no Egito (Ex 4:14-16), mas Arão deixou-se corromper e permitiu a idolatria entre o povo com a confecção do bezerro de ouro. Arão esteve em muitas situações de luta pelo Senhor, mas mesmo assim desobedeceu e infringiu as leis de Deus (Ex 32:5-6). Ele ainda tentou justificar-se pelo delito cometido e, como se não bastasse, acusou a terceiros (Ex 32:22-24), simples assim. A vida de Arão só não foi ceifada após esse terrível feito porque Moisés intercedeu ao Senhor por ele e por todo o povo (Ex 32:11-14).  Podemos, então, afirmar que Arão ouviu, mas não absorveu, consequentemente não atendeu à voz de Deus.

 

Moisés, assim como Arão, estava propenso ao pecado, mas foi um servo, apesar de relutante, prudente e cauteloso, consciente de sua incapacidade, conhecedor das suas limitações e temores diante do grande desafio que Deus colocara em suas mãos (Ex 3:11). Foi também humilde, verdadeiro e, mesmo achando-se incapaz não desistiu, perseverou (Ex 4:10,13,18). Moisés também se compadeceu do povo perdido e confuso nas suas escolhas (Ex 32:11-12), mas sua maior qualidade foi a obediência (Ex 4:18,20). Podemos afirmar, então, que Moisés ouviu, absorveu e atendeu à voz de Deus.

 

Enquanto Moisés, no Monte Sinai, ouvia a voz de Deus, Arão o sumo-sacerdote, ouvia a voz do povo atolado e arraigado à idolatria egípcia.

 

Moisés ouvindo a voz de Deus, recebeu a revelação da Lei da Retidão. Arão, mesmo conhecendo a Deus, preferiu ouvir e atender ao povo, cedendo às queixas, aspirações e exigências de pecadores.

 

Moisés trouxe do Monte Sinai padrões de justiça do céu que não fazem concessão ao pecado. Arão cedeu aos terríveis caprichos humanos e pagãos que nada mais são do que o próprio pecado.

 

Moisés certamente ouviu as murmurações do povo e a doce voz de Deus. Arão também, mas toda a diferença se deu no momento de “atender à voz”!

 

Ambos tinham estado ouvindo e recebendo mensagens de Deus, bem como de origens diferentes e, consequentemente, tiveram  também atitudes diferentes.

 

Sabemos falar com Deus e até ousamos questioná-Lo em muitas situações, mas nem sempre estamos dispostos a ouvi-Lo e atentar à Sua doce voz. Talvez você esteja se perguntando: Mas o que tudo isso tem haver comigo? Precisamos aprender a ouvir, discernir e atender à voz do Eterno. E onde nos encaixamos, nas atitudes de Arão ou nas de Moisés? Em Lucas 6:46-49 Jesus diz que “quem ouve as palavras d’Ele e as pratica é sábio”.

 

Há um trecho muito apropriado para o assunto, de um belo hino, que diz:

“Qual maior prazer que Lhe ouvir dizer: Vem, meu filho, vem me escutar! O que fiz por ti, tudo o que sofri. Na cruz, pra te resgatar! HCC 384 - A voz de Jesus - (M. A. de Souza e C. Austin Miles)

 

Dependendo de como ouvimos ou de quem ouvimos, vamos glorificar ou não ao Senhor! Temos ouvido e absorvido a voz de Deus?

 

               

 

 

Faça sua inscrição